sexta-feira, 4 de julho de 2008

A história de Simba

Simba é mais uma das crianças que vivem nas ruas a maior parte de seu tempo, a sua miserabilidade deixa-o sem sonhos. É uma criança que vive num casebre de duas divisões com mais de oito pessoas. Para além de sofrer maus-tratos do pai bêbado ele não vai à escola porque é a familia não lhe dá condições e tem de trabalhar para comer, e a sobra leva para casa quando dá, o que resta a essa criança é cheirar cola para poder matar a fome. O Estado fez algo, levou-o para uma casa de correcção, mas são lugares mal preparados para receber essas crianças, pois lá o que lidera é a lei do mais forte e, os mais velhos bateram-lhe e Simba fugiu para casa e voltou novamente para as ruas, de onde quase ninguém consegue sair. Nesta história violam-se vários artigos dos Direitos do Homem, tal como; Art.3º" ...segurança pessoal"; Art. 12º " ninguém sofrerá intromissões abritárias na sua vida privada, na sua familia..."; Art. 22º "Toda a pessoa,..., tem direito à segurança social; ... a satisfação dos direitos economicos, sociais e culturais..."; Art. 25º "Toda a pessoa tem direito a um nivel de vida suficiente para lhe assegurar e à sua familia a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário...".
Neste caso, o Educador Social deveria começar por interevir no seio familiar estruturando no aspecto fisico; encaminhar a familia para o centro de emprego, comunicar a segurança social da precariedade da casa onde vivem, e no aspecto social; levar o pai a frequentar o grupo de alcóolicos anónimos, matricular e fazer acompanhamento dos menores na escola, ensinar como deve ser uma família, etc. dando-lhes apoio moral e direccionando-os para uma vida saudável.

5 comentários:

ciências da educação disse...

É triste pensarmos no mundo actual em que vivemos,e infelizmente estas situações são cada vez mais usuais.
Como em muitas outras aréas, esta é mais uma problemática emergente que requer a nossa atenção e a urgente intervenção, como bons profissionais que somos.

Isabel

ciências da educação disse...

Sinceramente, muitas são as medidas tomadas para combater a pobreza, que são momentaneas; melhor dizendo, paleativas.... Muitos direitos violados tem com pano de fundo a falta de educação.
Gostei da história.
daniel

ciências da educação disse...

Há muito a ser feito por essa família, esse é mais um de tantos problemas sociais. É de nossa competência como educadores encontrarmos meios para amenizar tais situações.Estamos no caminho certo.... Um abraço Tatiana.

ciências da educação disse...

É uma história simples, com algum interesse. Aborda, também, alugumas áreas de intervenção do educador social. Sou, Maria de Fátima Esteves, em 05/07/08.

ciências da educação disse...

Esta história é a prova de que as crianças são sempre as mais afectadas com os desequilíbrios das famílias. Uma família desestruturada, cria uma criança que também não se estrutura.
É preciso ajudar as famílias, como disseram para que o futuro, através das crianças, seja diferente, melhor.

Dora, Carlos, Mariana e Anabela