A escola actual enfrenta diversos desafios e exige-se desta instituição e dos seus intervenientes, uma capacidade permanente de renovação e adequação face aos contextos, às mudanças sociais e tecnológicas.
Sou professor e confronto-me diariamente com diversos problemas que as escolas vivenciam e que me preocupam seriamente. Um deles é a indisciplina que constitui uma das principais problemáticas sociais que as escolas enfrentam pelos efeitos nocivos que origina, não apenas ao nível da aprendizagem e da socialização dos alunos, mas também na sua implicação no trabalho docente. Apesar de não se tratar de um fenómeno novo, nos últimos anos tem-se verificado um aumento da frequência e da gravidade das situações de violência entre alunos (bulling), entre alunos – professores e entre alunos – auxiliares.
A escola é, no meu entender, um espaço rico em interacções onde o aspecto comunicacional e os aspectos organizativos e funcionais do grupo assumem especial importância. Os seus participantes devem cumprir as regras estabelecidas para o seu bom funcionamento. Se todos têm direito à educação e a frequentar uma instituição que lhes proporcione ferramentas de trabalho úteis para o futuro, qualquer manifestação de incumprimento das normas deveria ser severamente punida. Quem trabalha numa escola tem direito a ser respeitado e a aprender num ambiente tranquilo e salutar.
A complexidade deste fenómeno exige a adopção de medidas concretas, globais e concertadas a diversos níveis. Temos de lutar pelo cumprimento das regras, pela qualidade de ensino e por uma maior exigência, para que as nossas crianças e os nossos jovens possam crescer e tornar-se adultos conscientes, esclarecidos, tolerantes e críticos.
SENTIDO CERTO
Há 6 anos
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