Como referi anteriormente, a problemática que actualmente mais me preocupa são as crianças institucionalizadas. Na minha opinião, devido ao que disse no meu último post, é importante analisar as dinâmicas dos lares de crianças e jovens, de forma a serem melhorados todos os processos que fazem parte destas instituições.
Para que haja uma melhoria, é necessário caracterizar o percurso de vida dos jovens que estiveram institucionalizados após a sua saída dos lares e aprofundar a forma como decorreram os processos de autonomização familiar, social e profissional.
PERGUNTA DE PARTIDA
Neste caso a pergunta de partida que levaria à investigação seria: "Os processos e dinâmicas utilizados nos lares de infância e juventude estudados, levam à autonomia dos jovens institucionalizados?"
A hipótese adiantada seria que estes processos e dinâmicas podem ser em muitos casos melhorados.
OBJECTIVOS
A nortear esta investigação estariam os seguintes objectivos:
- Analisar os processos de acolhimento e integração institucional
- Compreender os factores de construção da identidade do jovem, processos escolares e profissionais, experiências sociais e institucionais
- Analisar processos de autonomização pessoal, social e profissional, assim como expectativas e possibilidades do jovem em relação ao seu projecto de vida
- Identificar propostas de mudança nos processos de autonomização
METODOLOGIAS
Neste caso seria utilizada uma metodologia qualitativa, em especial a realização de entrevistas aprofundadas a 25 jovens que estiveram institucionalizados em 3 distritos diferentes (Lisboa, Porto e Santarém).
Estas entrevistas permitiriam analisar a passagem dos jovens pelas instituições e compreender os processos que ocorreram antes, durante e depois da institucionalização.
No final do trabalho, seria possível chegar a algumas orientações que poderiam ser utilizadas nos processos de autonomização dos jovens institucionalizados. Através da comparação das propostas utilizadas em cada lar, seria de esperar a criação de medidas a adoptar por todos.
Para que haja uma melhoria, é necessário caracterizar o percurso de vida dos jovens que estiveram institucionalizados após a sua saída dos lares e aprofundar a forma como decorreram os processos de autonomização familiar, social e profissional.
PERGUNTA DE PARTIDA
Neste caso a pergunta de partida que levaria à investigação seria: "Os processos e dinâmicas utilizados nos lares de infância e juventude estudados, levam à autonomia dos jovens institucionalizados?"
A hipótese adiantada seria que estes processos e dinâmicas podem ser em muitos casos melhorados.
OBJECTIVOS
A nortear esta investigação estariam os seguintes objectivos:
- Analisar os processos de acolhimento e integração institucional
- Compreender os factores de construção da identidade do jovem, processos escolares e profissionais, experiências sociais e institucionais
- Analisar processos de autonomização pessoal, social e profissional, assim como expectativas e possibilidades do jovem em relação ao seu projecto de vida
- Identificar propostas de mudança nos processos de autonomização
METODOLOGIAS
Neste caso seria utilizada uma metodologia qualitativa, em especial a realização de entrevistas aprofundadas a 25 jovens que estiveram institucionalizados em 3 distritos diferentes (Lisboa, Porto e Santarém).
Estas entrevistas permitiriam analisar a passagem dos jovens pelas instituições e compreender os processos que ocorreram antes, durante e depois da institucionalização.
No final do trabalho, seria possível chegar a algumas orientações que poderiam ser utilizadas nos processos de autonomização dos jovens institucionalizados. Através da comparação das propostas utilizadas em cada lar, seria de esperar a criação de medidas a adoptar por todos.
1 comentário:
Já obteve algum resultadocom este estudo?
Neste momento encontro-me a realizar uma tese de mestrado que inside neste tema da autonomia de jovens institucionalizados e a informação que encontrei nesta mensagem é fabulosa concordo plenamente
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