quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Educação Sexual em contexto escolar: Para uma vivência saudável da sexualidade

Contextualização

A Educação Sexual ou também definida como Educação para a Sexualidade, tal como eu a prefiro chamar, assume-se como factor determinante na formação psicossocial dos adolescentes, uma vez que nesta fase especial de desenvolvimento adquire uma grande importância e especificidade.
O acesso fácil a um conjunto de informações alusivas ao sexo e à sexualidade em contextos tão variados conduz os jovens a construirem opiniões ou crenças sem fundamento científico. Perante informações tão contraditórias, necessitam naturalmente de um contexto onde possam discernir estas mensagens. Por sua vez, a família remete em muitos casos para a escola a responsabilidade de tratar assuntos desta natureza.
Neste sentido, através da promoção de programas de educação para a sexualidade, a escola constitui-se como um contexto privilegiado de acção. Pode ajudar os jovens a integrarem plenamente no seu desenvolovimento as questões da sexualidade, facultando toda a informação necessária e promovendo a compreensão da dimensão afectiva da sexualidade. Permitirá igualmente o desenvolvimento de competências que farão com que os jovens se sintam mais informados e seguros nas suas opções. Melhorar relacionamentos afectivos sexuais, reduzir as possíveis consequências, tais como a gravidez não planeada e as doenças sexualmente transmissíveis e dotar para a capacidade de protecção face a todas as formas de abuso e exploração sexual são os principios fundamentais da educação sexual.
A educação sexual deve pois, acima de tudo, contribuir para a tomada de decisões durante toda a vida, numa perspectiva de desenvolvimento glogal do indíviduo.

Pergunta de partida

Jovens sujeitos a programas de educação sexual nas escolas têm mais tendência para adoptar comportamentos saudáveis em relação à sua sexualidade e à dos outros?

Objectivos

Analisar o papel que os diferentes contextos sociais frequentados pelos jovens assumem na construção da sua identidade sexual
Compreender o papel da família na educação sexual e de que forma é que este se articula com a escola
Identificar o contributo da educação para a sexualidade na aquisição de competências na dimensão psico-afectiva, na adopção de comportamentos preventivos (gravidez não planeada e doenças sexualmente transmissíveis) e na promoção de atitudes e vivências positivas face à sexualidade.

Metodologia

A investigação deverá contar com uma amostra de 25 jovens que frequentam o 3.º ciclo e ensino secundário, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, sujeitos a programas de educação sexual nas escolas. A metodologia a utilizar passará pela análise qualitativa, através da aplicação de entrevistas individuais, em que se pretende perceber o impacto e as alterações que a educação sexual produz na construção da identidade sexual dos sujeitos.
A análise sobre a actual aplicação dos programas de educação sexual nas escolas e as suas possibilidaes de melhoramento constituirão a reflexão final deste estudo.

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