É do conhecimento de todos nós, que o número de idosos no nosso país é cada vez maior. A evolução dos tempos, o aumento da esperança média de vida, trouxe inúmeras mudanças quer a nível social, económico e familiar. Tais mudanças trouxeram muitos problemas, que nos afectam.
Um dos problemas actuais, que nos afecta a todos os níveis na nossa sociedade, é o divórcio. Até á bem pouco tempo o divórcio, na terceira idade, era tabu.
Depois de uma vida de labuta, projecta-se uma etapa de vida mais calma e protegida ao lado da família. Os filhos estão criados, as preocupações do dia-a-dia são menores. É então aqui que muitos casais começam a desfrutar a vida e a usufruir do “pé de meia” que fizeram.
Muitos deles não conseguem concretizar este sonho. Depois da complexidade de uma vida, dos esforços mútuos passados, dos sonhos concretizados, chegam a conclusão que a vida ao lado do/a companheiro/a já não faz mais sentido.
A saturação, o comodismo, a monotonia, o sentimento de fracasso, o conhecimento de novos interesses, entre outros, pode ser algumas das causas que leva os casais a separarem-se na terceira idade.
As causas deste acontecimento podem ser inúmeras e as consequências podem ser positivas e/ou negativas. É a partir do divórcio que muitos idosos repensam na sua vida, redefinem objectivos, projectam uma nova vida e redefinem a identidade.
Outros porém, vêem no divórcio o fim de tudo. Os sentimentos mais usuais são a nostalgia, solidão, desencanto, apatia e a falta de horizontes.
O divórcio é um problema que afecta novos e velhos. No entanto como em outros assuntos, o divórcio na terceira idade é visto como um problema maior. A maioria das pessoas é da opinião, que o idoso não tem direito a se divorciar.
Pergunta de partida
Na terceira idade, porquê o divórcio?
Objectivo geral:
Compreender as principais causas do divórcio na terceira idade;
Objectivos específicos:
Analisar todas as causas do divórcio;
Verificar as consequências do divórcio;
Medir o grau de auto-estima;
Medir o grau de auto-realização;
Metodologia
O tipo de metodologia utilizada para o estudo deste problema será de carácter quantitativo. Para tal, serão realizados inquéritos aos idosos divorciados, para assim entender as razões do divórcio e as consequências que este acarreta.
Amostra
Os inquéritos serão realizados na cidade de Esposende, a todos os idosos divorciados/separados.
SENTIDO CERTO
Há 6 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário