A Adolescência é sem dúvida um periodo marcado por grandes mudanças e transformações, tanto na esfera fisica como psicológica. Muitas destas mudanças são dificeis de entender e experimentar, podendo gerar muitos conflitos, tanto para os adolescentes, como para os pais, como para a própria sociedade que por vezes não tem capacidade para entender e solucionar estes problemas.
O consumo de drogas ilícitas, de álcool, a falta de civismo, a insuficiente formação individual, a violência, a gravidez precoce entre outros comportamentos de risco levam a um reportório de complicações sérias que pôem em risco a saúde fisica , social e psicológica dos jovens.
O Problema
Antes de analisar e investigar esta problemática, temos que nos debruçar sobre o problema em si, ou seja, questionarmo-nos sobre a origem do problema e formular-mos uma pergunta de partida para podermos iniciar a investigação.
Neste caso a pergunta é: Quem são afinal estes jovens?
Objectivo Geral da Investigação
Saber quem são os jovens que praticam este tipo de comportamento.
Objectivos Especificos
- Idêntificar as condutas de risco mais praticadas pelos jovens
- O que está na origem destes comportamentos
- Qual o seu futuro
- O que se pode fazer para evitar estas situações
Metodologia
A metodologia que se utiliza num projecto é a chave, para nos abrir o caminho para encontrar a respostas que procuramos.
Neste caso será utilizada uma metodologia de carácter qualitativo, ou seja, serão realizadas entrvistas a jovens que têm ou tiveram algum comportamento considerado de risco.
Amostra
Será uma amostra de 30 jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos de idade de dois concelhos diferentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário