terça-feira, 23 de setembro de 2008

O Idoso na Sociedade...

O Idoso na Sociedade...
Fenómeno que, até há pouco passava despercebido à opinião pública em geral, o envelhecimento é hoje apontado, com relativa frequência, como um dos aspectos a ter em conta na definição das políticas de médio e longo prazo. Neste sentido, é de extrema premência avaliar o grau de "humanidade" da sociedade e o lugar, o papel que reserva aos idosos na vida social.
Quer a sociedade, quer o quotidiano das pessoas está organizado de tal modo que os idosos não têm lugar nem papel na vida social. Nos casos extremos, que infelizmente não são raros entre nós, essa exclusão social pode tomar a forma de total solidão. É uma forma de exclusão social e de privação que pode não ter qualquer relação com a falta de recursos, e portanto com a pobreza.
Assim, e como se sabe, as soluções mais frequentes são os "lares para idosos", os "centros de dia", os "passeios para idosos", enfim, o "turismo para idosos". Quanto a essas actividades, é de notar que as mesmas tendem a agravar a "ghetização" dos idosos, ao desintegrá-los do resto da sociedade. Desta forma, o convívio entre si poderá atenuar a solidão, mas não proporcionam o contacto com outras idades.
Concluindo, creio que os principais caminhos para a integração social dos idosos passam pela família, pelo trabalho e pela comunidade, e neste sentido muito temos ainda para fazer...
Problema
Antes de analisar o problema é fundamental formular uma pergunta de partida.
Pergunta de Partida
Qual o futuro dos nossos Idosos?
Objectivo Geral
  • Medir a auto-estima dos idosos institucionalizados.

Objectivos Específicos

  • Saber o grau de satisfação dos idosos em relação à instituição.
  • Conhecer a relação entre o idoso cliente e o serviço prestado.
  • Conhecer a qualidade do recursos humanos e dos serviços.
  • Compreender qual a relação do idoso com a família.

Metodologia

A metodologia a utilizar para análise desta problemática será de carácter qualitativo, ou seja, serão efectuadas entrevistas aos idosos, que se encontram institucionalizados, com o intuito de medir a sua auto-estima.

Esta entrevista será efectuada a 30 Idosos, de três Instituições do Concelho de Santa Maria da Feira.

Aquando a realização da entrevista, o objectivo primordial será comparar as instituições em termos de auto-estima dos idosos.

Sem comentários: