domingo, 28 de setembro de 2008

Inclusão das Crianças Portadoras de Necessidades Especiais no Sistema Regular de Ensino Fundamental.

Contextualização.

Todavia observamos que, historicamente, as pessoas que não se enquadram dentro de um certo "padrão de normalidade", que a sociedade estabeleceu,têm sido perseguidas,humilhadas,segregadas e até mesmo eliminadas.
As pessoas com necessidades especiais, por possuirem características que fogem ao "padrão de normalidade", mesmo nos dias atuais,ainda sofrem inúneras formas de preconceito, sendo constantemente marginalizadas.
A pessoa com necessidade especial é uma pessoa com direitos. Existe, sente, pensa e cria. Não se pode privá-la de experiências reais, as quais proporcionam condições de desenvolvimento que valorizam a independência corporal e a maturidade emcional.
A prática da Inclusão Social se baseia em princípios diferentes do convencional: aceitação das diferenças individuais, valorização de cada pessoa, convivência dentro da diversidade humana e aprendizagem por meio da cooperação. A educação das crianças com necessidades especiais requer dos educadores uma mudança de paradigma relativamente ao papel da escola.
Embora para a maioria dessas crianças a prioridade básica não seja o acesso a leitura e escrita na sua forma mais tradicional, isso não quer dizer que a escola não deve representar um local de aprendizagem efetiva. Mais do que definir "o que " se vai ensinar é importante que se defina "como" se vai organizar o processo de aprendizagem.
A garantia de uma educação de qualidade para todos implica dentre outros fatores, um redimensionamento da escola no que consiste não somente na aceitação, mas também na valorização das diferenças. Esta valorização se efetua pelo resgate dos valores culturais, os que fortalecem identidade individual e coletiva, bem como pelo respeito ao ato de aprender e de construir.
Cada aluno na sala de aula apresenta características próprias e um conjunto de valores, e informações que os tornam únicos e especiais.
O desafio da escola hoje é trabalhar essa diversidade na tentativa de construir um novo conceito de ensino aprendizagem, eliminando o seu caráter segregador de modo que seja incluído neste processo todos que dele, por direito são sujeitos.


Pergunta de Partida.

Quais os resultados da Inclusão no sentido sócio-educativo nas crianças portadoras de Necessidades Especiais, no Sistema Regular de Ensino Fundamental?

Objetivo Geral

Investigar até aonde a Inclusão contribui efetivamente para a formação no sentido social, intelectual nas crianças portadoras de necessidades especiais, considerando as diferenças e individualidades, no sentido em que a escola é ou deveria ser um espaço de socialização e formação contínua.

Objetivos Específicos

- Constatar que a aprendizagem dos alunos incluídos é mais significativa na sala de Ensino Regular;
- Compreender a Inclusão como um processo de cunho social no dia-a-dia das crianças;
- Identificar as dificuldades na relação professor-aluno e aluno-professor;
- Verificar a metodologia de ensino aplicada à essas crianças.

Metodologia.

Trata-se de um estudo transversal, realizado nas escolas municipalizadas de Ensino Fundamental, na cidade de Nova Venécia, Espírito Santo, Brasil.
Após estarem de acordo com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, os contemplados na pesquisa responderão a um questionário estruturado, subdividido em duas seções. Na primeira coletará informações sócio-econômicas, incluindo idade, sexo, renda familiar e ocupação.
Na segunda seção verificará a opinião dos profissionais da educação em relação a inclusão, bem como resultados práticos. Além de perguntas abertas com a família da criança portadora e o próprio aluno.
Propõe-se um diálogo aberto com a comunidade escolar sobre os impactos e efeitos da Inclusão no Sistema Regular de Ensino.

Tatiana Cellia Seixas.

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